O socialismo não funciona

 



O socialismo não funciona porque condenou a propriedade privada, que é um direito do indivíduo.

Suponha que um trabalhador tenha feito seu trabalho e tenha recebido por isso. Ele repetiu suas atividades e continuou recebendo seu salário e poupando.

Quando acumulou o suficiente, ele comprou, por exemplo, um lote. Este lote nada mais é do que o seu salário transformado. Ele trabalhou por isso.

Em seu lote, ele usa o dinheiro de seu trabalho para criar uma fábrica e começa a vender os produtos ali fabricados. Ele obtém sucesso e se expande. Há pessoas que trabalham para ele e, agora, ele é dono de um capital.

No socialismo, isto é uma injustiça para com aqueles que não o têm. É preciso retirar deste homem sua propriedade e distribuí-la.

Seu salário foi retirado, o acúmulo de seu trabalho foi retirado e passado para aqueles que nada fizeram, para aqueles que nem mesmo valorizam o negócio que receberam.

A consequência é a expansão da tragédia dos comuns, uma experiência inglesa do século XVI. Certas terras de pastagens eram propriedades comuns das aldeias que as colocavam à disposição do público.