O hotel fantasma
o Ryugyong Hotel foi nada mais, nada menos, que um produto da rivalidade entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que se encontravam em lados opostos em um momento de Guerra Fria.
Tudo começou quando, no ano de 1986, uma empresa sul-coreana inaugurou um edifício que, à época, foi apresentado como o hotel mais alto do mundo.
O Westin Stamford, como foi chamada a estrutura, foi construído em Singapura. Paralelo a isso, Seul se preparava para sediar os Jogos Olímpicos de 1988.
Por esse motivo, foi organizado em Pyongyang o Festival Mundial de Jovens e Estudantes, que seria a versão socialista dos Jogos Olímpicos, em 1989.
Foi também pela competitividade que a Coreia do Norte planejou construir um imenso hotel que bateria o recorde conquistado pela vizinha do sul.
Obra inconclusa
O edifício deveria ficar pronto a tempo do evento, mas a obra jamais foi concluída. A princípio, houve problemas de engenharia, mas o Governo já havia investido uma imensa quantia na construção de um novo estádio, na expansão do aeroporto de Pyongyang e também na pavimentação de estradas. Além disso, a URSS, em colapso, não forneceria ajuda e investimentos. Era, portanto, um momento difícil para o país economicamente. Assim, passado o evento olímpico, o prédio deixou de ser uma prioridade nacional.